segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Aula prática sobre a produção de cosmético a base de Barbosa

Os alunos do 1º Ano N do turno da Noite da E.E.F.M. Beni Carvalho produziram cosméticos com o vegetal Aloe Vera para serem desmonstrado na Feira de Ciência da escola e distribuido para os visitantes.

Veja os resultados:

NOME DA PRÁTICA:

- Cosmético a Base de Barbosa- Aloe Vera

PROFESSORA ORIENTADORA:

Edvânia Maria Batista de Freitas


MATERIAL UTILIZADO


  • 04 folhas de Barbosa;

  • 02 ovos

  • Óleos de coco;

  • 01 pote de 500 ml de creme de para hidratação;

  • Liquidificador


METODOLOGIA


- Orientar que corte quatro folhas de babosa ao meio e retire a mucilagem.

- Em seguida, adicionar 04 colheres de sopa de óleo de coco, duais gemas de ovos e junte ao mucílago de babosa com um pote de creme de hidratação para cabelos ressecado e bater tudo no liquidificador por 05 minutos,preparando uma pasta homogênea.

- Colocar a mistura no "sachet" e aplicar nos cabelos.

- Colocar uma touca e deixar a solução no cabelo por 15 minutos e depois basta enxaguar.


QUESTÕES PARA SEREM DISCUTITIDAS


  1. Qual a importância do aloe vera para o tratamento do cabelo?

  2. Qual a função das gemas dos ovos e do óleo do coco na hidratação capilar?


BIBLIOGRAFIA

http://divadiz.com/hidratacao-caseira-para-cabelos/





















quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

CAMANHA DE COTELA DE SANGUE DA E.E.F.M. BENI CARVALHO

No dia 02/02/ 2012 a EEFM BENI CARVALHO em parceria com o HEMOCE, desenvolveu o projeto de “ Doação de Sangue” Coordenado pelo Grupo Gestor e a Professora de Biologia Goretti Sarafim, a coleta de sangue contou com a participação da comunidade estudantil da escola , assim como da população aracatiense, o trabalho se deu , nos horários de 7:00 às 12:00h.


É importante lembrar que: “ Quem doa sangue doa vidas”.


Desde já, nós que fazemos parte da família da Escola Beni Carvalho agradecemos a parceria do HEMOCE , dos alunos e da população aracatiense que se disponibilizou a fazer um gesto de AMOR e SOLIDARIEDADE ao próximo.


Importe-se, doe sangue! Muitas pessoas esperam por este gesto!
















OFICINA: fABRICANDO E RECICLANDO PAPEL

Nos dias 01 a 03 de fevereiro de 2012 está sendo realizada a oficina “ Fabricando e Reciclando Papel” ministrada pela professora de Biologia Edvânia Maria Coordenadora do Laboratório de Ciências da Escola Beni Carvalho.

Uma iniciativa que tem como objetivo trabalhar a Consciência Ambiental. Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada nos alunos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que a reciclagem trás para o ambiente escolar.

Na oficina foi reforçado que a reciclagem pode apresenta-se como uma solução viável economicamente, principalmente para muitos alunos que vivem em uma Cidade altamente turística como Aracati que recebe muitos visitantes nacionais e internacionais nas praias de Majorlândia, Canoa Quebrada, Quixaba, Murici, etc , além de ser ambientalmente correta.

Na escola, muitos alunos são também orientados pelos professores a separarem o lixo na escola e essa prática é estimulada a se estender em suas residências.

A oficina está inserida no contexto de atividades definidas pelas ações pedagógicas do laboratório de ciências utilizando a técnica de fabricação e reciclagem de papel artesanal com o Tecnokits recebido no LDC como alicerce pedagógico, possibilitando ao educando uma experiência de cidadania concreta, colocando-o em relação com o mundo do trabalho concebido como uma possibilidade de interação com o mundo para transformá-lo.

Veja abaixo as fotos da oficina.