quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PRÁTICA DE FERMENTAÇÃO


Estudando sobre o processo de fermentação realizado por bactérias e fungos (leveduras), onde há liberação de energia armazenada nas ligações químicas dos compostos orgânicos, a professora Marília de Biologia orientada pela a coordenadora do Laboratório de Ciência da Escola Beni Edvânia realizou a prática de fermentação com os alunos dos primeiros anos nos turNos manhã e tarde.

Todo o processo de fermentação foi discutido pela professora orientando que a fermentação é um processo de degradação da matéria orgânica  para formar outra ocorre sem a presença de oxigênio, e a sacarose, que é o carboidrato de fonte de energia para os seres vivos, não é completamente degradado como na respiração aeróbica, mas sim transformado em substâncias mais simples, como o ácido láctico (fermentação láctica), ou o etanol (fermentação alcoólica. Nesses processos, há síntese de somente de duas moléculas de ATP, diferentemente da respiração aeróbica em que ocorre a síntese de 36 a 38 moléculas.

Apesar da fermentação não ter um valor energético tão proveitoso quanto a respiração aeróbia, ela é muito utiliza na produção de produtos industrializados como iogurtes, queijo e coalhadas na fermentação lática e pães, bolos, pizzas na fermentação alcoólica. Os fungos mais utilizados nestes processos é o Saccharomyces cerevisiae. Este é um organismo eucarionte unicelular pertencente ao Reino dos Fungos que, ao realizar o processo de fermentação, libera gás carbônico, fazendo o volume da massa crescer.

Neste experimento, observamos o processo de fermentação a partir da ação do Saccharomyces cerevisiae, o mesmo fungo utilizado na composição de fermentos biológicos.

Veja o roteiro da prática abaixo:

  Objetivo 

-Observar e analisar a reação do Saccharomyces Cerevisiae sob diferentes condições;
-Demonstrar a importância de fermentação para obtenção de produtos utilizados na alimentação do homem;

Matérias Utilizados

- Água Fria a 20ºC
- Água Quente à 70ºC
- Açúcar
- Sal
- 4 colheres de chá de fermento Biológico (Saccharomyces Cerevisiae)
- 4 tubos de ensaio
- 2 bastões de vidro
- Termometro
- 4 etiquetas
- 4 bexigas




METODOLOGIA

Iniciar a prática com a  etiquetação de balões volumétricos . No balão 01 colocar três colheres de fermento sem açúcar. No balão 02 colocar três colheres de fermento biológico e duas colheres de açúcar. Em seguida, medir a temperatura da água com o termômetro e  adicionar água quente nos balões volumétricos. Colocar as bexigas na boca dos balões , passando uma fita adesiva para evitar a saída de gases. E observar a reação biologia que venha a ocorrer.

  QUESTÕES PARA DISCUTIR

1.      O que aconteceu nos dois balões volumétricos? 
2.  Qual o gás foi  liberado? Justifique.
































quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

LEI DA INÉRCIA

A aula de Física do 1º ano I no dia 28 de Janeiro de 2013 aconteceu no Laboratório de Ciências onde a professora Cláudia Feitosa resolveu da enfase a teoria explicada em sala de aula através da prática. Os alunos participaram ativamente da atividade proposta fazendo indagações sobre o experimento que foi bem simples mais eficaz o material utilizado foi de baixo custo onde os alunos poderam manuzear com facilidade.

A Lei da Inércia relaciona o estado de repouso ou de movimento uniforme e retilíneo de um corpo com a resultante das forças nele aplicadas. É evidenciado que na prática observaremos melhor a teoria explicada em sala de aula.

                                        Vejamos agora os alunos realizando a prática.








CÂMARA ESCURA E ESPELHOS PLANOS

        Este experimento sobre Câmara escura e propagação retilínea da luz e Espelhos planos foi realizado no dia 28 de Janeiro de 2013. Ministrada pela professora Bárbara Nicelle nas turmas 2º anos "A e B" no turno da manhã. 
         Um objeto se torna visível quando a luz emitida ou refletida por ele chega até os nossos olhos. Quando entramos em um ambiente desconhecido e escuro, não conseguimos, apenas através da visão, identificar os objetos que lá estão. Assim, a luz é essencial no processo da visão. É ela que nos permite reconhecer os objetos, bem como suas características quanto à forma, ao tamanho, à cor ou a textura, sem que precisemos tocá-los. Já sabemos que a luz é uma radiação eletromagnética, que ocupa uma pequena faixa do espectro eletromagnético. Porém podemos ver a luz, sabemos como ela é, e como ela se propaga?
A propagação retilínea da luz é responsável pela formação da imagem quando a luz entra na câmara escura. A prática reproduzida é formada pelos feixes de luz elementares que saem de cada ponto do objeto e que atravessam a abertura do diafragma. A superposição dessas 'miríades' de manchas de luz formam a imagem projetada na parede oposta ao orifício. Quanto menor a abertura do diafragma (orifício) mais nítida (e menor) será a mancha individual produzida pelos inúmeros pontos da fonte; mais nítida será a superposição delas na reprodução da 'imagem projetada' na tela; todavia, também 'mais apagada' será essa imagem, pois pouca luz estará entrando pelo orifício. Menor abertura ==> maior nitidez ==> menor luminosidade da imagem.
                              Obeserve a prática realizada pelas turmas dos 2º anos. 








OS PRINCÍPIOS ÓPTICOS GEOMETRICOS

Nos dias 17, 21 e 22/01/13 o professor Valgnesio realizou junto aos seus alunos dos 2º anos ( C,D,E e H) aula prática onde o mesmo associou a teoria trabalhada em sala de aula a prática no laboratório, reforçando assim o conteúdo de "Princípios Óptica Geometrica" . De acordo com a teoria trabalhada sabemos que a óptica geometrica se baseia em quatro princípios.

                                           O QUE VEM A SER UM PRINCÍPIO ?

"...a proposições diretoras de uma ciência, às quais todo o desenvolvimento posterior dessa ciência deve estar subordinado." 

  Desta forma na Óptica Geométrica, através de observações ao longo do tempo, deram surgimento a quatro princípios:

1 - Princípio da propagação retilínea da luz.

2 - Princípio da Independência dos Raios de Luz.

3 - Leis da Reflexão.

4 - Leis da Refração.


Foram estes princípios que o Professor Valgnesio durante a aula prática com seus alunos observaram. Foi uma aula proveitosa onde todos alunos participaram ativamente da prática fazendo indagações, dando depoimentos e relacionando a prática com seu dia- a- dia.
                                        
                                                    VEJAM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS







ASSOCIAÇÃO DE REGISTORES - CIRCUITO ELÉTRICO

Um circuito é um percurso a ser percorrido por algum arquitipo dinâmico, assim um elétrico é um caminho ao qual a corrente elétrica irá percorrer. Na aula prática do professor de Física Ênio Berttoni com as turmas dos 3º anos manhã (C e D) e tarde (F, I e J), o mesmo mostrou diversas possibilidades para a construção de circcuito elétrico, uma delas foi a do tipo" associação em série" que consiste em conectar componentes eletrônicos em um único percurso de modo que ocorra apenas uma corrente elétrica sem que subdivida em mais caminhos. Isto porque em série as lâmpadas apenas funcionam simultaneamente, se uma das lâmpadas funde ou é desenroscada, o circuito fica aberto e a outra lâmpada apaga-se.A outra forma apresentada pelo Ênio foi o" circuito em paralelo" as lâmpadas funcionam de forma independente uma da outra se uma das lâmpadas funde ou é desenroscada, a outra lâmpada continua a brilhar.

                                        Observe agora os alunos na aula prática: